terça-feira, 16 de junho de 2015

Projeto Poupa Laís - 1º Mês



Oi!

Eu to super feliz de anunciar que ontem foi o último dia do primeiro mês do Projeto Poupa Laís! =D Achei que passou rápido, e vocês?

Eu não acertei tudo de cara mas, ainda assim, já notei uma grande diferença (no cartão de crédito especialmente)!

Se você tá chegando agora e não tá entendendo nada do que eu tô falando, aqui vai a explicação: O Projeto Poupa Laís foi uma iniciativa inaugurada aqui no blog no dia 15 de maio que é nada mais nada menos que uma tentativa de economizar dinheiro. Pra saber como funciona o projeto e o que me motivou, clica aqui!

Para aqueles que já estão acompanhando, vamos refrescar a memória!



Achei que o melhor jeito de fazer um resumão seria repassar ponto por ponto e dar uma idéia geral sobre o que eu consegui manter ou não. Vamos aos resultados!

Eu não posso comprar NENHUM livro

Essa é difícil, mas eu cumpri com 100% de sucesso. Acho que essa meta já diminuiu em 90% as minhas idas à Livraria Saraiva. Isso é um ponto importante: quanto menos eu vejo, menos eu quero. Se você quer evitar gastar dinheiro, evite aquelas lojas que chamam muito sua atenção. Funcionou pra mim!

Eu não posso comprar NENHUM material de papelaria

Esse item eu também cumpri 100%. Não comprei nada relacionado à papelaria nesse tempo, o que é ótimo, porque geralmente essas coisas são caras. Já tentou fazer uma comprinha casual na Papel Craft? Pois é, um susto no bolso! Tá aí um gasto que pode ser evitado sem afetar muito sua vida.

Eu não posso comprar NENHUM item de maquiagem

Eu não comprei NENHUMA maquiagem durante esse mês. Sério! Embora eu esteja super bem abastecida de sombras e batons, meu único BB Cream está dando seus últimos suspiros e eu to morrendo de medo dele acabar e eu ficar sem nada até o ano que vem (eu não tenho base!). Enfim... vou deixar pra pensar nisso quando a tragédia finalmente acontecer! Haha


Eu só posso jantar fora DUAS vezes por semana

Esse item não foi 100% porque eu furei em uma das semanas. Mesmo assim, achei que no geral funcionou muito bem. Cozinhar toma tempo, e qualquer ida ao mercado é um gasto considerável, mas com tudo isso, ainda sai muito mais em conta do que comer fora. Eu quero muito ter 100% de sucesso nessa meta durante o próximo mês.

Eu só posso gastar até R$ 150,00 em roupas ou acessórios por mês

Esse item foi quase 100%! Haha Eu precisei comprar um casaco e um cinto que custaram respectivamente R$139,00 e R$11,90, ou seja,  R$150,90!!! Passei a meta estabelecida em apenas R$0,90. Pra compensar, esse mês só vou dispor de R$149,10. Acham justo?

Eu só posso ir ao cinema UMA vez por mês

Eu não fui ao cinema nenhuma vez durante esse período! Acho que fiquei com tanto medo de “gastar” minha vez com algum filme que não valesse a pena que fiquei seletiva demais. Tô pensando se eu considero essa chance "queimada" ou se utilizo em algum outro mês. O que vocês acham?

Eu só posso gastar até R$25,00 no almoço

Essa é, sem dúvida, a meta mais difícil! Eu tive muita ajuda porque comi na casa da minha avó muitas vezes (durante o feriado), viajei a trabalho e tive alguns compromissos também de trabalho nos quais eu não tive que desembolsar nada durante os almoços. O chato é que sobram poucas opções de lugares onde eu possa comer com esse valor. E, além disso, quando é na zona sul fica ainda mais difícil achar algo dentro desse preço. Pela dificuldade, achei melhor adaptar a meta só pra variar e não deixar a regra muito complicada de manter: UMA VEZ POR SEMANA eu posso ultrapassar esse valor. Acho que essa exceção vai tornar a regra mais fácil de seguir no geral.

Eu vou anotar todos os meus gastos

Eu anotei. Durante os três primeiros dias! A tarefa que deveria ser a mais fácil acabou sendo a mais impossível e tudo por culpa de preguiça e muita amnésia seletiva. Eu sempre esquecia de anotar na hora e depois não lembrava do valor exato... enfim, culpa totalmente minha. Eu realmente acho que anotar ajuda no processo. Você fica mais consciente do quanto de dinheiro está saindo a cada compra que você faz. A partir de amanhã o caderninho ficará direto na minha bolsa e eu vou tentar com mais afinco deixar ele em dia.

No geral, achei que a evolução foi muito boa e acarretou de cara numa redução de R$600,00 no meu cartão de crédito. 


Dez pontos pra Grifinória!


Esse resultado me deixou mais motivada a manter o desafio e, quem sabe, até cortar mais alguns gastos que eu nem tinha previsto anteriormente.

Além disso, achei que ter essas metas me fez pensar um pouco mais nos gastos e ser menos impulsiva. Por não ter muita brecha, acho que me forcei mais a avaliar o que de fato era essencial ou, pelo menos, mais importante.

Pra resumir: to feliz e vou seguir em frente!

E vocês? Como acharam que eu me saí?

Como vão os projetos de economia de vocês? 

Tô curiosa pra saber se vocês também estão conseguindo poupar!

Contem tudo nos comentários! =)

4 comentários:

  1. Cara, morrendo com esse GIF. Essas palminhas, sério.
    Eu acompanhei especialmente a regra do almoço e vi como vc se esforçou, portanto posso atestar que você se saiu muito bem!
    Eu ia falar do caderninho pra anotar os gastos, mas você já se preveniu! Eu já fiz isso (de anotar todos os meus gastos) por um tempo e cara, se eu não anotasse cada cafézinho, imediatamente, eu esquecia. Então, faz dele o seu companheiro mais próximo.
    Uma alternativa ao caderninho são apps pra controle de gastos. Tem uns complicados e tem uns simples, tem que fuçar pra ver o que te atende. Mas como eu sei que vc é a louca do caderninho, imagino que prefira ficar analógica nesse caso.
    Mais importante do que anotar, porém, eu acho, é saber o que fazer com toda essa anotação depois! Confira de fato o quanto você gasta em gastos fixos (transporte, p.ex.) e o que você gastou que ainda pode ser considerado supérfluo.
    Eu acho que vc merece ter dois cinemas no próximo mês. Cinema é muito bom! Será que vc não consegue aumentar cinemas (ou teatro, show, etc.) para 2 vezes por mês e diminuir 1 jantar fora em 1 semana do mês? (janta pipoca!).
    Achei justa a sua ideia de compensar os R$0,90 neste próximo mês. Quem sabe você não vê que pode até redistribuir melhor esses R$150,00 ...

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar esses apps. Mesmo mantendo o caderninho, pode ser interessante! Acho que vou curtir dois cinemas sem culpa esse mês! haha

      Excluir
  2. Talvez seja mais fácil vc aumentar o valor do almoço e diminuir em outras coisas, como algumas besteiras que sempre compramos balas ou brincos. Eu acabo gastando com essas coisinhas
    Só consegui cumprir uma T.T bem mais difícil q eu pensava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Isabelle! Vou pensar nessa dica e ver o que funciona melhro de acordo com a minha rotina! Obrigada!

      Excluir